Comer alimentos ricos em fibras significa contribuir para o bem-estar do corpo ao melhorar o processo digestivo. Isso ocorre porque a quantidade certa de fibras desempenha algumas funções essenciais.
Ou seja, elas ajudam a desintoxicação natural de uma forma eficaz para acelerar o trânsito intestinal. Além disso, agem para baixar o colesterol e o açúcar no sangue.
Portanto, escolher alimentos que contenham fibra pode nos ajudar a manter a saúde do organismo. E, também, ajuda no emagrecimento.
Então, confira a seguir alguns alimentos que contêm bastante fibra para incluir em sua dieta!
Quais são os alimentos mais ricos em fibras?
Milho
Você sabia? Entre os alimentos mais ricos em fibras estão os grãos de milho. Este alimento é na verdade muito benéfico porque, além de ser energético, é uma fonte natural de fibra.
Devido a essas características, adicionar o milho na dieta é muito útil para quem sofre de “intestino preguiçoso” e barriga inchada. Isso o incomoda? Você já passou por essa situação? É provável que sim.
Além disso, o milho tem propriedades naturais anti-inflamatórias e é um alimento sem glúten. Dessa forma, também é adequado para celíacos ou aqueles que precisam reduzir o consumo de glúten
Aveia
A aveia também está entre os alimentos ricos em fibras. Entre os cereais mais valiosos para a nossa saúde, a aveia está certamente no topo.
Isso se deve aos beta-glucanos, contidos em boa quantidade na aveia.
Ficou interessado?
Mas para que serve essa substância? Em primeiro lugar, seu consumo é recomendado para quem sofre de altos níveis de colesterol ruim. E, também, para quem está predisposto, por exemplo, a desenvolver doenças cardiovasculares.
Portanto, essa fibra protege o coração e as artérias. Ela permite que o corpo produza menos colesterol ruim e absorva menos gordura.
A aveia pode ser consumida tanto em flocos quanto em grãos.
O consumo constante de cenoura ajuda a reduzir os valores de colesterol no sangue. E adivinha? Ela garante uma pele luminosa e saudável.
Isso ocorre devido ao betacaroteno, também excelente para fortalecer o sistema imunológico e para proteger a pele da ação nociva dos raios solares durante o verão.
VEJA TAMBÉM : Como Perder peso com a dieta Low carb
Abacate
O abacate é uma fruta rica em fibras e ácidos graxos essenciais (ômega 3).
Isso faz do abacate um alimento ideal para controlar o colesterol. Além disso, os ácidos graxos essenciais têm uma poderosa ação anti-inflamatória e antioxidante. É verdade!
Ele ajuda o organismo a prevenir o possível aparecimento de doenças degenerativas, como tumores e doença de Alzheimer.
O abacate também é recomendado na dieta de quem está predisposto a doenças e disfunções cardiovasculares.
Mamão
Mais um importante item na lista de alimentos ricos em fibras.
A presença de antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais confere ao mamão propriedades benéficas para a saúde sob vários pontos de vista.
Para quem não sabe, o mamão é anti-inflamatório natural, além de ser bom para a digestão e bom para a saúde do coração.
Ele contém papaína, uma enzima que atua da mesma forma que os sucos gástricos, auxiliando a digestão.
Essa característica o torna uma fruta adequada, por exemplo, para depois uma refeição mais pesada.
Nesse sentido, as fibras contidas no mamão ajudam a regular o intestino.
Alface
O fornecimento de fibras pela alface favorece a função intestinal no processo digestivo.
Ela contém inulina, uma fibra prebiótica que reduz a produção de gases intestinais e, portanto, é benéfica para quem tem colite, por exemplo.
O bom teor de vitamina A também favorece a visão e tem uma ação protetora, em particular contra a degeneração que ocorre com a velhice.
Além disso, a alta porcentagem de água faz com que a alface tenha importantes propriedades diuréticas, pois estimula a eliminação do excesso de líquidos pela urina.
Framboesa
A framboesa é uma fruta altamente recomendada por ser uma verdadeira fonte nutrientes, além de ser saborosa.
Por quê? Entre as várias características nutricionais relevantes, as framboesas são ricas em fibras e ajudam a manter o intestino saudável. Ela o regula em caso de constipação ou em caso de disenteria.
Além disso, é rica em água e vitaminas. Entre elas, vitaminas A e C, vitaminas do grupo B, vitamina K e ácido fólico.
VEJA TAMBÉM : Os 5 Alimentos que auxiliam no controle da tireoide
Castanhas
Entre os alimentos ricos em fibras, este também é importante.
Pois é. As castanhas devem ser consumidas com uma certa frequência porque são um alimento com propriedades ainda bastante favoráveis do ponto de vista da saúde.
Elas possuem energia saudável. Isso mesmo! O perfil nutricional da castanha é composto por boa quantidade de fibras, capaz de regular o intestino e de reequilibrar a microflora. Simples assim.
Além disso, as castanhas são uma fonte natural de vitaminas do complexo B e ácido fólico , além de serem capazes de diminuir o nível de colesterol “ruim” no sangue.
Leguminosas
Em uma alimentação rica em fibras , certamente não podem faltar leguminosas. Entre as que contêm maior quantidade de fibra destaca-se o feijão.
Deve-se consumi-lo com frequência (todos os dias). Apenas quem sofre de colite terá que se atentar ao consumo de leguminosas e, em casos mais leves, tentar introduzi-las aos poucos.
Comer leguminosas também é a maneira mais saudável de se abastecer de proteína vegetal e ferro.
Dessa forma, feijão e lentilha são, portanto, a base da dieta ideal para quem sofre de colesterol alto, doenças cardiovasculares, diabetes, pois a fibra reduz o açúcar no sangue.
Cenoura
Outro item para a lista de alimentos ricos em fibras.
As cenouras são um alimento inevitável à mesa, principalmente na versão crua. Ela é um vegetal que fornece muita fibra e é, portanto, a entrada ideal para uma refeição.
Nem todo mundo sabe que a alface é recomendada em caso de insônia e para quem tem tendência a despertar à noite. Isso se deve à presença de lactucina.
Ameixa
Quer saber de mais alimentos ricos em fibras?
As ameixas são ricas em vitamina D, manganês, potássio, vitamina B6 e cobre.
Além disso, são uma excelente fonte de fibra, pois contém um quarto da quantidade diária recomendada.
O principal açúcar naturalmente presente nas ameixas é o sorbitol. Ele quase não é digerido pelo nosso corpo. E, portanto, acaba no intestino, combatendo a constipação e ajudando nossa saúde digestiva.
Vale ressaltar que a presença de polifenóis confere-lhes qualidades antioxidantes , enquanto o teor de vitamina C promove uma maior absorção de ferro, de forma a evitar a anemia.
Sua cor roxa típica indica a presença de antocianinas, os aliados naturais contra doenças cardiovasculares.
Respostas de 2