O jejum intermitente é uma das tendências de saúde e boa forma em alta entre celebridades e modelos. Então, como fazer jejum intermitente para emagrecer rápido?
Alguns veem essa dieta como algo passageiro. Outros conseguem realmente ter ótimos resultados na perda de peso em um curto período de tempo.
Por isso, se você seguir uma dieta saudável e buscar se manter ativo, as pausas periódicas dos alimentos podem ser uma forma efetiva para se manter em forma. É preciso apenas algumas mudanças de hábitos alimentares.
Para saber mais sobre essa dieta, continue lendo!
Entenda como fazer jejum intermitente para emagrecer rápido.
O que é jejum intermitente?
O jejum intermitente é uma maneira de dieta alimentar na qual se alternam períodos de alimentação com períodos sem consumir alimentos. Isso segue uma regularidade pré-estabelecida.
Não importa tanto que tipo de alimentos devemos comer. Mas, sobretudo, quando devemos ingeri-los.
Nesse sentido, a maioria das pessoas jejua todos os dias no período do sono à noite. Dessa forma, o ideal é que você não se alimenta com nada além de líquidos por 16 horas ao dia.
Nas outras 8 horas, por sua vez, você pode comer normalmente.
Evitar comer por 16 horas no início pode ser difícil para alguns. Mas uma vez que seu corpo se acostume a não comer por longos períodos, seguir essa dieta se tornará um hábito.
Jejum intermitente emagrece? Sim. Este é o principal motivo que leva as pessoas a realizarem essa dieta. Interessante, não é?
Como funciona o jejum intermitente?
Vamos entender melhor como fazer jejum intermitente para emagrecer rápido. O principal objetivo dessa dieta é retirar a atenção do organismo da ingestão dos alimentos. Disso você já sabe.
Isso mesmo! No tempo de jejum, muitas mudanças no metabolismo ocorrem. Como não há alimento no estômago para digerir, o corpo se concentra em manter a energia.
Mas quais são os métodos de jejum intermitente na prática?
O modo mais comum de fazer jejum intermitente é o denominado método 16 por 8. Ele envolve um intervalo de 16 horas por dia e outro de 8 horas.
Durante este tempo de 8 horas, você consome todas as calorias do dia.
No entanto, existe também o método Coma-Pare-Coma. Nele, você opta por jejuar por 24 horas, uma vez por semana.
Outra forma de fazer o jejum intermitente é com o método 5: 2. Nesse caso, você consome apenas 500 ou 600 calorias por dois dias não consecutivos da semana. Nos outros dias, você come normalmente.
Viu como é simples?
Agora você já sabe como fazer jejum intermitente para emagrecer rápido. Veja a seguir para quem essa dieta é recomendada.
Para quem é o jejum intermitente
Pessoas que podem fazer jejum intermitente
- Pessoas com sobrepeso
- Todos aqueles que já estão acostumados com dietas
- Pessoas que querem emagrecer e se alimentar melhor
- Esportistas amadores
Pessoas que não podem fazer jejum intermitente
- Mulheres grávidas
- Mulheres que amamentam seus bebês
- Idoso
- Pessoa em risco de desnutrição
- Crianças (mesmo que obesas)
- Adolescentes (a menos que sob supervisão médica rigorosa)
- Pessoas que usam remédios ou sofrem de doenças de qualquer tipo (a menos que haja avaliação médica)
- Pessoas que sofreram de distúrbios alimentares ( a menos que haja supervisão de um especialista)
Benefícios do jejum intermitente
Os benefícios da restrição calórica são conhecidos há décadas. Portanto, o regime intermitente é uma escolha que pode fazer parte de um estilo de vida saudável.
Pesquisas apontam que a restrição alimentar é boa para a preservação da saúde celular, por exemplo. Isso acontece porque há queda das reservas de glicose e há o uso de gordura como fonte de energia.
Dessa forma, melhora a regulação do açúcar no sangue. Além disso, reduz a resposta inflamatória e aumenta a resistência ao estresse.
Como resultado, estudos científicos apontam que o jejum intermitente também reduz a pressão arterial e os níveis de lipídios no sangue.
Em relação a outras dietas, a maioria das pessoas acham o jejum intermitente mais simples de seguir. Por quê? A razão é que ele não proíbe nenhum alimento específico.
Para emagrecer, esse sistema ajuda a reduzir a ingestão geral de calorias.
E, como resultado, pode permitir que as pessoas percam peso sem grandes esforços. O motivo é que essa dieta pode melhorar, por exemplo, o metabolismo. Isso aumenta a queima de gordura.
Vimos como fazer jejum intermitente para emagrecer rápido. Mas existe alguma desvantagem? Confira abaixo.
Desvantagens do jejum intermitente
Por fim, apesar das inúmeras vantagens da dieta intermitente, é interessante também conhecer as possíveis desvantagens.
O efeito colateral mais conhecido do jejum intermitente é a fome. Contudo, você também pode se sentir um pouco mais fraco. E, também, sua atividade cerebral pode não funcionar do melhor modo nas primeiras vezes do jejum intermitente.
Esses efeitos colaterais são em geral apenas por um período temporário. Afinal, para se ajustar ao novo regime, o organismo pode levar algum tempo para se ajustar.
É importante ter isso em mente se, por exemplo, você tem diabetes ou tem problemas de açúcar no sangue ou de pressão arterial.
Além disso, como já dito, o jejum intermitente é um método não recomendado para mulheres que estão tentando engravidar. E, também, para as que já estão grávidas ou para as que estão amamentando.
Espero que essas informações tenham sido úteis! Compartilhe este post com outras pessoas!
Uma resposta